Blog sobre Rodas

Crescimento do e-commerce sinaliza rumos para o setor de logística

Embora a pandemia tenha abreviado o crescimento exponencial do e-commerce, vem de anos a evidente ascensão dessa modalidade de compra. Pela praticidade que oferece ao consumidor, a aquisição de produtos online no Brasil, até o terceiro trimestre de 2020, já havia passado a casa dos R$ 41,92 bilhões – de acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie.

Diante desse cenário, as empresas de logística se viram diante da necessidade de adaptação para atender à essa demanda. Passando por uma transformação rápida e sem precedentes – e abrindo caminho para a inovação e o crescimento no futuro próximo – o setor está cercado de uma infinidade de tecnologias emergentes que está moldando o desenvolvimento da logística para o e-commerce.

Veja alguns fatos que têm provocado uma disrupção nos conceitos logísticos a partir da franca expansão do comércio eletrônico:

Desafios impostos ao modelo tradicional de entrega

Algo indiscutível é o fato de que o transporte eficiente de mercadorias é imperativo para o e-commerce doméstico e internacional. O bom funcionamento do transporte rodoviário – além de portos, serviços de entrega postal e alfândega – ajuda a garantir o atendimento eficaz dos pedidos. Por outro lado, as ineficiências no sistema de logística, incluindo transporte de mercadorias, armazenagem, liberação de fronteiras e entrega postal doméstica, aumentam os custos comerciais das empresas envolvidas – especialmente as pequenas e médias.

 Nesse sentido, os principais desafios do setor estão relacionados às dimensões da infraestrutura logística e de transporte, do acesso a serviços de qualidade em condições competitivas e da eficiência dos procedimentos de desembaraço aduaneiro e de fronteira (ou seja, facilitação do comércio).

Surgimento de tendências em logística para e-commerce

Assim como em outras áreas, há tendências que indicam um horizonte repleto de tecnologia, serviços conectados e ganhos de eficiência para o mundo do comércio eletrônico. As oportunidades de crescimento e sucesso nunca foram tão altas, e alguns dos principais indicativos incluem: digitalização e automação visando aumentar a eficiência logística para e-commerce; transportadoras mais perto dos clientes de comércio eletrônico; incorporação de métodos de pagamento digital; uso de Big Data para análise de comportamento de mercado; uso de métodos de entrega inovadores; maior foco na personalização do cliente; exploração de canais de compras em redes sociais; e integração com assistentes inteligentes.

Ações para evitar que a má infraestrutura de logística impeça o crescimento do comércio eletrônico

Sem dúvidas, a logística é um facilitador essencial para o e-commerce, pois afeta diretamente a experiência do consumidor final. Porém, um dos principais desafios, especialmente para compras internacionais, é o desembaraço aduaneiro – com processos lentos, pesados ​​e caros. A entrega da última milha também pode ser um desafio devido a congestionamentos, preocupações com segurança e falta de numeração de endereços adequada. Por último, mas não menos importante, as devoluções se apresentam como algo a ser levado em consideração pelos varejistas.

 Além de uma infraestrutura física adequada para suporte ao modelo de negócio do comércio eletrônico, existem cinco elementos-chave que compõem um centro de logística para e-commerce de sucesso: recursos de zona de livre comércio; infraestrutura eficiente de rodovias, portos e aeroportos; regulamentação comercial e aduaneira favorável aos negócios; conhecimento específico de logística de comércio eletrônico; e cooperação entre indústrias, comerciantes, fornecedores de tecnologia e logística para que haja um trabalho em sincronia.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e clientes e siga acompanhando os canais digitais da Giro Transportes para ficar por dentro de mais novidades!

Mais notícias